DASOL
ABRAVA

Casas da CDHU de São José dos Campos ganham aquecedores solares

Moradores do residencial Santa Luzia, na região sudeste de São José dos Campos, estão experimentando uma novidade nos conjuntos habitacionais populares da cidade: chuveiros aquecidos por energia solar.

Trata-se de um projeto da CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano) que foi implantado em São José em parceria com a prefeitura. A intenção é reduzir em até 40% o consumo de energia elétrica.

Ao todo, 132 apartamentos de 52 metros quadrados receberam placas para a captação da luz do sol. Os imóveis foram erguidos em blocos de quatro apartamentos cada, que começaram a receber moradores em julho.

A dona de casa Mônica Fátima Mota, 30 anos, e seus dois filhos pequenos aprovaram a novidade. A moradora do conjunto acredita que a economia na conta de energia elétrica beneficiará o orçamento da família. “A água sai bem quente e a gente ainda economiza na conta. Gostei muito da ideia”, afirmou.

Segundo Massuo Kimura, diretor de Obras da Secretaria de Habitação de São José, as células para captação da luz solar serão utilizadas em outros loteamentos populares, em pelo menos mais 650 imóveis que serão construídos na cidade.

“O equipamento é ainda um pouco caro, mas a instalação em casas populares pode baratear o custo. Essa é a meta”, disse Kimura.

Colocados no telhado dos blocos, as placas transformam a luz solar em energia e aquecem a água que passa pelas placas. Um recipiente pode guardar 200 litros de água aquecida, o que dá para até seis banhos diários.

Notícias

  • Japão transforma campos de golfe abandonados em usinas de energia solar

    No Japão, empresas estão investindo na criação de usinas de energia solar em campos de golfe que não são mais utilizados. Nos últimos meses, tanto a Kyocera quanto a Pacifico Energy (empresa japonesa com sede em Tóquio) anunciaram a construção de instalações solares em campos abandonados. A Kyocera está construindo uma usina solar com capacidade […]
    | Leia mais |
  • Este é o primeiro aeroporto do mundo que funciona 100% de energia solar

    O sol é uma fonte de energia limpa, livre e sustentável, e nos últimos anos está a emergir como uma das alternativas mais usadas e eficientes para lidar com outras opções mais poluentes. O Aeroporto Internacional de Cochin Limited (CIAL), localizada no estado de Kerala, no sul da Índia, será o primeiro aeroporto do mundo […]
    | Leia mais |
  • Bahia recebe investimentos de R$ 93,3 mi em termoelétrica

    A Bahia habilitou dois projetos em térmica a gás natural com 413MW no Leilão de Energia Nova A-3, realizado na semana passada A Bahia habilitou dois projetos em térmica a gás natural com 413MW no Leilão de Energia Nova A-3, realizado na semana passada, com a empresa Imetame comercializando o empreendimento Prosperidade I, em Camaçari, […]
    | Leia mais |
  • COMEÇA NESTA SEMANA O 4º SEMINÁRIO NACIONAL DE ENERGIAS RENOVÁVEIS E EFICIÊNCIA ENERGÉTICA

    O panorama do setor energético brasileiro e novas metas para o futuro do segmento serão temas debatidos por profissionais da indústria no 4º Seminário Nacional de Energias Renováveis e Eficiência Energética, que será realizado no Rio de Janeiro nos dias 19 e 20 deste mês. O evento, que colocará em pauta questões tecnológicas, gestão de […]
    | Leia mais |
Revista Sol Brasil – Julho/Agosto de 2015

Conheça a Revista Sol Brasil


Torne-se um Associado
Av. Rio Branco, 1.492 - Campos Elíseos - São Paulo - SP - CEP 01206-001 | Telefone 11-3361-7266 | Fax 11-3361-7160