DASOL
ABRAVA

Casas da CDHU de São José dos Campos ganham aquecedores solares

Moradores do residencial Santa Luzia, na região sudeste de São José dos Campos, estão experimentando uma novidade nos conjuntos habitacionais populares da cidade: chuveiros aquecidos por energia solar.

Trata-se de um projeto da CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano) que foi implantado em São José em parceria com a prefeitura. A intenção é reduzir em até 40% o consumo de energia elétrica.

Ao todo, 132 apartamentos de 52 metros quadrados receberam placas para a captação da luz do sol. Os imóveis foram erguidos em blocos de quatro apartamentos cada, que começaram a receber moradores em julho.

A dona de casa Mônica Fátima Mota, 30 anos, e seus dois filhos pequenos aprovaram a novidade. A moradora do conjunto acredita que a economia na conta de energia elétrica beneficiará o orçamento da família. “A água sai bem quente e a gente ainda economiza na conta. Gostei muito da ideia”, afirmou.

Segundo Massuo Kimura, diretor de Obras da Secretaria de Habitação de São José, as células para captação da luz solar serão utilizadas em outros loteamentos populares, em pelo menos mais 650 imóveis que serão construídos na cidade.

“O equipamento é ainda um pouco caro, mas a instalação em casas populares pode baratear o custo. Essa é a meta”, disse Kimura.

Colocados no telhado dos blocos, as placas transformam a luz solar em energia e aquecem a água que passa pelas placas. Um recipiente pode guardar 200 litros de água aquecida, o que dá para até seis banhos diários.

Notícias

  • Etiqueta de eficiência energética passa a ser obrigatória em reformas e novas obras de edifícios públicos federais

    Brasil - No dia 5 de junho, foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) uma normativa que estende a obrigatoriedade da obtenção da Etiqueta Nacional de Conservação de Energia (Ence) para edifícios públicos federais. De acordo com o texto IN02/2014, publicado pela Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação, todas as edificações novas ou em processo de reformas deverão ser contratadas e desenvolvidas visando à obtenção da Ence classe "A".
    | Leia mais |
  • Planejamento e força-tarefa garantiram suprimento de energia, diz Lobão

    O ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, disse hoje (14), durante a apresentação do balanço da Copa, pelo governo federal, que o planejamento feito após a aprovação do Brasil como sede do Mundial e a força-tarefa que contou com participação do ministério, do Operador Nacional do Sistema Elétrico, da Agência Nacional de Energia Elétrica, entre outras, “foram fundamentais para a conclusão a que chegamos: nenhum incidente no fornecimento de energia elétrica nos estádios”.
    | Leia mais |
  • BNDES quer investimento japonês em energia renovável

    O Brasil é um país aberto a investimentos estrangeiros e tem grande interesse em aprofundar o relacionamento comercial com o Japão, principalmente na área tecnológica voltada para energia renovável e equipamentos de saúde. Essa foi a mensagem do presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Luciano Coutinho, durante palestra em um encontro com cerca de 120 empresários japoneses, realizado nesta sexta-feira, 11, pela Câmara de Comércio e Indústria Japonesa, na capital paulista.
    | Leia mais |
  • Escolas estaduais do Paraná vão construir cozinhas modelos

    A Secretaria de Estado da Educação conseguiu aprovação do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) para construir cozinhas modelos em três escolas estaduais: duas escolas indígenas e uma em escola quilombola. As cozinhas serão feitas levando em conta conceitos de sustentabilidade ambiental, como reaproveitamento da água de chuva, aquecimento solar e separação do lixo.
    | Leia mais |
Revista Sol Brasil – Abril 2014

Conheça a Revista Sol Brasil


Torne-se um Associado
Av. Rio Branco, 1.492 - Campos Elíseos - São Paulo - SP - CEP 01206-001 | Telefone 11-3361-7266 | Fax 11-3361-7160