DASOL
ABRAVA

Casas da CDHU de São José dos Campos ganham aquecedores solares

Moradores do residencial Santa Luzia, na região sudeste de São José dos Campos, estão experimentando uma novidade nos conjuntos habitacionais populares da cidade: chuveiros aquecidos por energia solar.

Trata-se de um projeto da CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano) que foi implantado em São José em parceria com a prefeitura. A intenção é reduzir em até 40% o consumo de energia elétrica.

Ao todo, 132 apartamentos de 52 metros quadrados receberam placas para a captação da luz do sol. Os imóveis foram erguidos em blocos de quatro apartamentos cada, que começaram a receber moradores em julho.

A dona de casa Mônica Fátima Mota, 30 anos, e seus dois filhos pequenos aprovaram a novidade. A moradora do conjunto acredita que a economia na conta de energia elétrica beneficiará o orçamento da família. “A água sai bem quente e a gente ainda economiza na conta. Gostei muito da ideia”, afirmou.

Segundo Massuo Kimura, diretor de Obras da Secretaria de Habitação de São José, as células para captação da luz solar serão utilizadas em outros loteamentos populares, em pelo menos mais 650 imóveis que serão construídos na cidade.

“O equipamento é ainda um pouco caro, mas a instalação em casas populares pode baratear o custo. Essa é a meta”, disse Kimura.

Colocados no telhado dos blocos, as placas transformam a luz solar em energia e aquecem a água que passa pelas placas. Um recipiente pode guardar 200 litros de água aquecida, o que dá para até seis banhos diários.

Notícias

  • Conheça as vantagens de utilizar a energia solar para aquecer água

    Economia gerada por um Sistema de Aquecimento Solar Térmico (SAS) pode chegar a 50% A luz do sol já mostrou que é capaz de ajudar a gerar economia de energia com a iluminação de ambientes, a partir do aproveitamento da iluminação natural por portas, janelas, vitrais etc. Mas também é possível economizar usando a luz […]
    | Leia mais |
  • Heliodin anuncia a aquisição da Jelly Fish.

    A Heliodin acaba de escrever mais um importante capítulo em sua história ao concluir a aquisição da divisão de aquecimento solar para banho da Jelly Fish, empresa pertencente ao Grupo Tosi. A marca será incorporada ao portfólio da Heliodin sob o nome Jelly Fish Solar. A divisão de aquecedores de piscina (coletores solares em polipropileno […]
    | Leia mais |
  • Solar térmica: a energia solar que cabe no bolso do brasileiro

    Como os aquecedores solares, que produzem energia limpa e barata, vêm ganhando destaque no cenário nacional Sustentabilidade e eficiência energética são alguns dos temas de maior destaque nesta 22ª Feicon Batimat e seis empresas expositoras na feira e associadas a ABRAVA, associação que abriga o DASOL – Departamento Nacional de Energia Solar Térmica, trazem ao […]
    | Leia mais |
  • Morador de Palmas terá incentivo fiscal no uso de energia solar

    Os moradores de Palmas, no Tocantins, têm mais um motivo para optar pela geração de energia solar. Além de colaborarem para o desenvolvimento sustentável, também serão contemplados com incentivos fiscais. Entre eles estão descontos no Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis (ITBI) e o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU). Nesta semana, a prefeitura regulamentou […]
    | Leia mais |
Revista Sol Brasil – Novembro/Dezembro de 2015

Conheça a Revista Sol Brasil


Torne-se um Associado
Av. Rio Branco, 1.492 - Campos Elíseos - São Paulo - SP - CEP 01206-001 | Telefone 11-3361-7266 | Fax 11-3361-7160